terça-feira, 19 de abril de 2011

Review - Episódio 1x01 "Winter is Coming"


Assistir ao primeiro episódio de “Game of Thrones” é não apenas a realização de um sonho. É ver um mundo ganhando vida, um mundo que antes existia apenas na imaginação dos leitores, e agora se constrói bem diante de nossos olhos – como a própria (belíssima) abertura da série deixa claro. E, da forma como tudo foi feito, não poderia ter sido melhor.

Sem Spoilers

Transpor o imaginário das pessoas para a realidade das telas sempre foi um problema para as adaptações de livros para o cinema ou TV, e o roteiro escrito por David Benioff e D.B. Weiss seguiu fielmente, mas não cegamente, o livro de George R.R. Martin. A tarefa era ingrata e o fanatismo que envolve As Crônicas de Gelo e Fogo meteria medo em muito diretor de prestígio em Hollywood. Cenas foram modificadas, outras cortadas, e outras criadas, mas os roteiristas conseguiram manter a essência da história e dos personagens. Isso fica claro logo na cena inicial, a mesma do livro, só que mais silenciosa e com mais ação. Outro exemplo é a apresentação dos Stark e também a dos gêmeos Lannister, cenas que não existem no livro, mas que fizeram completo sentido dentro do contexto da história e dos princípios dos personagens.

A fidelidade com o livro fica clara também no elenco, escolhido a dedo. Uma atriz que me impressionou muito foi Michelle Fairley, a Catelyn, que apesar de ser (bem) mais velha que a personagem do livro, conseguiu expressar muito bem os sentimentos dela, principalmente com relação ao marido, aos filhos e à Jon. Outros destaques no elenco são Sean Bean, que exala Ned em cada movimento, gesto e até no olhar; Peter Dinklage, simplesmente o ator perfeito para viver Tyrion; Emilia Clarke, que lidou bem com a complexidade de Daenerys; e Maisie Williams, que conseguiu falar muito sobre Arya mesmo sem dizer uma única palavra.

Nos quesitos técnicos, a série também impressiona. Todos os detalhes descritos por Martin se tornaram realidade. A gelada e traiçoeira Muralha, a misteriosa árvore coração e as torres de Winterfell, as planícies quentes de Pentos e tudo o mais foram recriados com perfeição. O cuidado da produção fica evidente ainda na criação de uma cultura diferente para cada uma das regiões, sendo que até um idioma foi criado para os Dothrakis. Além dos cenários e figurino perfeitos, o que mais se destaca é a trilha sonora, que remete ao clima de Westeros e ajuda a criar o ambiente de tensão e intrigas.

Enfim, Winter is Coming serviu basicamente para apresentar os personagens e a trama principal que a série irá seguir. Entrar muito em detalhes seria entregar spoilers desnecessários, uma vez que o melhor da história ainda está por vir – principalmente depois da aterradora cena final.

E você, o que achou do primeiro episódio de "Game of Thrones"? Deixe sua opinião nos comentários!

Nenhum comentário: