sexta-feira, 8 de julho de 2011

10 cenas memoráveis da 1ª temporada de "Game of Thrones"


“Game of Thrones” foi sem dúvida a melhor série do ano, e algumas cenas dessa primeira temporada ficarão eternamente marcadas em nossa memória. Aqui, eu listo as 10 cenas inesquecíveis da temporada na minha humilde opinião. Para deixar tudo mais justo, não listei as cenas em colocações, mas sim pela ordem de exibição. Enjoy:

(Spoilers abaixo para quem ainda não viu a primeira temporada)


1. “As coisas que eu faço por amor...”

A primeira temporada de “Game of Thrones” já começou tensa! O jovem Bran Stark descobre que é melhor não desobedecer a mãe quando, durante uma escalada pelas torres de Winterfell, vê o que não deve e acaba sendo jogado lá de cima pelo incestuoso Jaime Lannister, nos chocantes minutos finais do primeiro episódio, Winter is Coming.

2. As coisas que uma mãe faz por amor

Catelyn é sem dúvida uma das personagens mais fortes de “Game of Thrones”. Prova disso é quando ela enfrenta um assassino e tem as mãos praticamente arrancadas ao segurar uma faca para proteger o filho Bran, nessa agonizante cena do segundo episódio, The Kingsroad.

3. Lady

“Game of Thrones” tem alguns dos vilões mais detestáveis da história das séries, e eles atendem pelo nome de Cersei Lannister e seu filho Joffrey. Isso fica muito claro no segundo episódio, The Kingsroad, quando eles acusam a loba gigante de Arya, Nimerya, de atacar o garoto sem motivo (quando nós sabemos que essa não é bem a verdade). Como Nimerya havia fugido, a sentença sobra para o animal de Sansa, Lady, que encontra seu final sob a lâmina de Ned Stark.

4. O Lobo e o Leão

Ned Stark e Jaime Lannister se estranharam logo de cara, mas a situação fica ainda mais complicada depois que a esposa de Ned, Catelyn, captura o irmão de Jaime, Tyrion, levando Stark e Lannister a um confronto de tirar o fôlego no final do quinto episódio, adequadamente intitulado The Wolf and the Lion.

5. Com o coração na boca!

Sangue e tripas são o que não falta em “Game of Thrones”! Mas sem dúvida a cena mais grotesca da temporada é a do ritual dothraki em que Daenerys é obrigada a comer um coração de cavalo inteiro (e cru!) no sexto episódio, A Golden Crown. Aposto que ela não foi a única a ficar enojada!

6. “Faça o homenzinho voar!”

Tudo o que Tyrion Lannister tem de pequeno, tem de esperto. E isso fica claro no sexto episódio, A Golden Crown, quando ele usa sua lábia para evitar de ser atirado do topo do Ninho da Águia, levando a uma incrível luta entre o mercenário Bronn e Sor Vardis Egan. E o pobre Robin Arryn acaba por não ver o homenzinho voar!

7. Uma coroa do ouro

Como já se viu, o sexto episódio, A Golden Crown, foi o campeão de cenas inesquecíveis. Mas a mais memorável delas é sem dúvida a que lhe dá o título, quando Khal Drogo paga a Viserys a última parcela da compra de Daenerys, jogando um caldeirão de ouro incandescente na cabeça do jovem dragão – que, ironicamente, acaba morto pelo fogo que deveria ser a arma de um verdadeiro dragão.

8. “Você vence ou morre!”

Até aqui, as cenas memoráveis da primeira temporada de “Game of Thrones” foram cheias de ação ou grandes surpresas. Mas uma das melhores cenas acontece no sétimo episódio, You Win or You Die, no tenso e revelador diálogo entre Ned e Cersei, que pronuncia a frase tema da série: “Quando se joga o jogo dos tronos, você ganha ou morre.” Não teve fã que não ficou arrepiado!

9. “Baelor! Baelor!”

Por essa ninguém esperava! Depois de ser capturado como traidor e confessar um crime que não cometeu, Ned é sentenciado pelo agora rei Joffrey a ser decapitado no nono episódio, Baelor. Assim, sob o ponto de vista de sua filha Arya, Ned encontra seu fim sob sua própria espada, Gelo, na frente de uma furiosa multidão no septo de Baelor, nesta que se não é a cena mais memorável da temporada, é sem dúvida a mais emocionante e surpreendente.

10. A mãe dos dragões

O final da primeira temporada de “Game of Thrones”, Fire and Blood, foi uma sucessão de cenas incríveis que deixaram todo o território preparado para a segunda temporada. Mas a melhor cena do episódio fica com Daenerys, que, após ser enganada por uma bruxa que mata seu filho e incapacita seu marido, decide finalmente acordar os dragões – terminando a temporada com um cliffhanger memorável.

Com uma temporada tão boa, escolher essas 10 cenas foi uma tarefa muito difícil, e uma ou outra cena teve que ser deixada de fora – mas vocês sempre podem se lembrar delas nos comentários!

9 comentários:

Anônimo disse...

E dificil escolher,GOT,e muito entusiamante,estou louca pela segunda temporada,mais e mais personagens interessantes vem por ai,AND WINTER IS COMING.

Danilo Confessor disse...

Podia acrescentar um 11° a cena do "Discurso de vingança" do Drogo, não lembro de ter no livro, mas na série ficou show!!!

Gabi Castro disse...

Concordo com todos estas cenas... Acrescentaria algumas cenas, mas nenhuma que supere as citadas acima: a captura do Tyrion, a luta entre Robb e os selvagens, aquela conversa entre o Jaime e a Catelyn (aquela pedrada foi sensacional), aquela tapa que o Robert Baratheon dá na Cersei (lindo!), a cena em que Fantasma encontra uma mão "para-além-da-Muralha", a luta entre o Jon e o morto-vivo, a cena que Dany briga com o irmão Viserys (tomou uma atitude, afinal de contas!), a captura do Ned pelo Mindinho e, para terminar, a revelação de que Renly é gay (nunca passou pela minha cabeça, fiquei chocada). Tem mais um monte, mas eu já enchi muito o saco escrevendo aqui. Estas são as melhores. E tenho certeza que as lutas que foram cortadas teriam sido espetaculares e entrariam nas "melhores cenas"!!!

Airton Sergio disse...

Com certeza é muito difícil de escolher as cenas mais marcantes, e concordo quase completamente com as cenas citadas, mas eu tiraria “Faça o homenzinho voar!” e acrescentaria a cena quando proclamam Robb como o "Rei do Norte" e o discurso de Greyjoy.
Me arrepio só de lembrar...

Laura Gargiulo disse...

eu estou louca pela serie
fiquei completamente viciada e estou passando mal so de pensar em quanto tempo vou ter q esperar pra ver a 2 temporada!!!
concordo plenamente q caythelin é muito forte, pra mim ela é a melhor, pena q sua filha sansa nao tenha puxado em nada o temperamento da mae, ao contrario de arya, que é corajosa desde pequena!

duduvermeio disse...

Não acho a Catelyn a melhor, pode ser muito forte, mas não a melhor!
Acredito que ela cometeu um dos maiores erros, em capturar o anão Tyrion, sendo, consequentemente responsável, posteriormente, pela morte dos soldados de Ned e, um pouco, por sua prisão e morte!

Angélica disse...

Tudo bem que esse post já tem um mês, mas eu acabei de ver a primeira temporada ontem, fazer o quê, XD. Gostei de todas as cenas que você escolheu, mas acrescentaria outras: A cena em que os amigos do Jon vão atrás dele quando ele resolve deixar a muralha, e repetem o juramento para ele; a primeira cena da série, quando os patrulheiros encontram os Andarilhos Brancos do outro lado da muralha (eu dormi muito mal no dia em que eu vi esse episódio...tive uma centena de pesadelos com os andarilhos, argh, >_<); a cena em que o Syrio explica para a Arya que o único deus que existe é a morte e tudo mais, etc. "Game of Thrones" tem tantas cenas boas que fica difícil escolher... Dava para fazer um top 10 por episódio!xD

Don Evan disse...

Esqueceram da luta em que o Khal Drogo mata e arranca a língua de um de seus homens... isso tudo desarmado.

Voltrotz disse...

Não sei pq, mas todas as cenas do Khal Drogo são memoráveis... PQP!