terça-feira, 3 de maio de 2011

Review - Episódio 1x03 "Lord Snow"


O que você sabe sobre o medo?

Spoilers Abaixo

Lord Snow foi basicamente um episódio sobre o medo, onde descobrimos mais sobre os medos de cada personagem, e o medo que a chegada do inverno causa neles.

O episódio começa com a chegada de Ned a Porto Real, e a estadia dele já começa animada. Após uma conversa nada amistosa com Jaime na sala do Trono de Ferro (na qual descobrimos um pouco mais sobre o passado desses personagens), ele é convocado para uma reunião com o conselho do rei – e aí são introduzidos três importantes personagens: o espião Varys (conhecido como “Aranha”); o conselheiro Petyr Baelish (ou “Mindinho”), amigo de infância de Catelyn; e Renly (não, ele não tem um apelido), irmão mais novo do rei Robert. Durante a reunião, Ned descobre que a Coroa está devendo milhões aos Lannister devido aos gastos imprudentes de Robert, e que, ainda assim, o rei planeja gastar ainda mais em um torneio em homenagem à Ned.

Mas Ned tem ainda seus próprios problemas a resolver, inclusive as desavenças entre suas filhas Arya e Sansa devido aos incidentes do episódio passado. A cena em que Ned dá uma boneca para Sansa serviu bem para mostrar o medo dele de perder as filhas, e as tentativas para se aproximar delas – mais tarde, ele descobre a espada de Arya, e decide contratar um professor de esgrima para ela.

Quem também chega a Porto Real é Catelyn, disposta a mostrar ao marido os perigos que os Lannister representam. Descobrimos ainda que a adaga usada pelo assassino que tentou matar Bran pertence a Tyrion, e que Mindinho ainda é apaixonado por Cat.

E enquanto Cersei e Jaime temem pela recuperação de Bran, em Winterfell o garoto está com medo de ficar paralítico para sempre devido à sua queda da torre – incidente do qual ele não lembra nada. A cena em que a Velha Ama (interpretada pela falecida Margaret John) conta uma de suas histórias para ele reforçou o clima de medo e tensão que a chegada do inverno representa na história, assim como a conversa entre Tyrion e Meistre Aemon na Muralha.

Aliás, não poderíamos falar de medo sem citá-la. Ela, a Muralha, representante maior do medo na trama de “Game of Thrones”. Que o diga Jon, que descobriu na prática que a gelada e silenciosa Muralha é ainda mais assustadora do que nas histórias. A cena em que ele sobe até o topo me deixou arrepiado, tamanha a perfeição na criação do cenário e do clima (se você assistir ao episódio com fone de ouvidos, dá até pra escutar os estalos do gelo derretendo). E depois de chutar alguns traseiros e conquistar o ódio dos companheiros de treinamento, Jon acabou aprendendo uma lição de humildade, e terminou o episódio ajudando os outros garotos.

Em outra vertente tivemos Daenerys, que representou a perda do medo. Mas enquanto ela começou a perder o medo do irmão, Viserys começou a temer a perda da majestade para a irmã, e não irá deixar barato o ataque que sofreu dos Dothraki, e a humilhação de ter que seguir a comitiva a pé. Também descobrimos que Dany está grávida, o que pode significar mais uma pedra no caminho de Viserys rumo ao trono.

E você, o que achou do episódio? Qual cena te deu mais medo? Comente.

Um comentário:

Bitlandia disse...

A cena de Jon subindo a muralha realmente foi muito boa.

Muito bom esse episódio.