segunda-feira, 20 de maio de 2013

Review - Episódios 3x07 "The Bear and the Maiden Fair" & 3x08 "Second Sons"


Começou a temporada de casamentos em “Game of Thrones”.

Antes de tudo, quero dizer que não fiz um review exclusivo pro episódio da semana passada pelo simples fato de que eu não queria reclamar de “Game of Thrones” mais uma vez. Sim, eu não gostei do episódio, e pelas opiniões que li na internet muita gente também não gostou. Não que ele tenha sido de todo ruim, mas é difícil engolir esses episódios “ponte”, que servem apenas para desenvolver situações que só terão importância mais à frente, e “Game of Thrones” está cheia deles. E se eu que já li os livros e sei onde a maioria das tramas vai chegar tenho essa dificuldade, imagina quem não leu.

O curioso é notar que quem escreveu The Bear and the Maiden Fair foi o autor da saga literária, Geoge R.R. Matin, e quando o próprio criador comete erros tão grotescos quanto a cena da tortura de Theon  (isso não vai acaba nunca???) é porque alguma coisa está muito errada. Na verdade, a única coisa digna de nota no episódio foi a direção acertada da experiente Michelle MacLaren, que utilizou com maestria as paisagens grandiosas da série e entregou cenas ótimas como as de Daenerys e o clímax de Jaime e Brienne com o urso.

Felizmente, a redenção veio com sobras no episódio dessa semana, Second Sons, onde as tramas desenvolvidas finalmente começaram a se cruzar e chegar a algum lugar. É época de casamentos em Westeros, e o primeiro deles foi o de Tyrion e Sansa, pontuado por situações constrangedoras do anão bêbado, além de ótimas tiradas de Lady Olenna e principalmente Cersei, que finalmente mostrou para Margaery quem está no comando em Porto Real.

Aliás, todo mundo parece ter mais poder ali do que o próprio rei (algo que fica evidente no diálogo dele com o avô Tywin no episódio 07), que agora tem também um inimigo desconhecido para enfrentar: Melisandre, que finalmente revela suas intenções com Gendry ao usar o garoto numa macumba contra os três concorrentes de Stannis ao Trono, incluindo Balon Greyjoy e Robb Stark, que está às voltas com a notícia da gravidez de Talisa (algo que nunca foi confirmado nos livros, mas que os fãs sempre suspeitaram) e a viagem para o casamento do tio, para onde também está indo sua irmã Arya, capturada pelo Cão de Caça.

Outra trama que começa a se conectar é a de Jon, que, na companhia dos selvagens, está se aproximando de Castelo Negro para dar início a uma guerra – guerra esta que Stannis revela ter visto nas chamas, na misteriosa cena do episódio final da segunda temporada. As tramas de Bran e de Sam também parecem caminhar em direção à Castelo Negro, e agora com uma novidade: as lâminas de Vidro de Dragão encontradas por Sam na temporada passada se revelam capazes de matar os misteriosos Caminhantes Brancos, um trunfo valioso para a Patrulha da Noite.

Quem continua meio aleatória do outro lado do mar é Daenerys, mas nem por isso deixa de ser uma das personagens mais queridas da série ao enfrentar um dos líderes da cidade escravagista de Yunkai e logo em seguida conquistar uma aliança com os Segundos Filhos, que antes eram “amigos” de Yunkai. Foi latente a tensão sexual criada entre Dany e o líder dos Segundos Filhos, Daario, e eu tenho certeza que algo a mais irá acontecer entre eles, uma vez que nos livros Daario é um homem estranhíssimo e na série foi retratado como um cara (cá entre nós) bem bonitão.

Semana que vem não teremos episódio inédito de “Game of Thrones”, que retorna no dia 2 de junho com o nono e penúltimo episódio da temporada, que promete (assim como nos anos anteriores) ser o ponto alto da temporada. Será uma longa espera, mas valerá a pena!

3 comentários:

fernando lucas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
fernando lucas disse...

Boa Tarde topa parceria com minha pã page no facebook ?http://www.facebook.com/FasDaDaenerys

Paulo Montanaro disse...

Muito bom comentário, Caio.

Eu só não senti esse desnível entre os episódios porque acabei assistindo o sexto, o sétimo e o oitavo um seguido do outro e senti um fluxo bacana entre eles. Mas quem viu separado, por semana mesmo, deve ter sentido o mesmo que você.

Uma droga não ter episódio essa semana. Esperemos pela próxima com ansiosidade. Parabéns pelo trabalho.