terça-feira, 5 de junho de 2012

Review - Episódio 2x10 "Valar Morghulis"


A guerra está só começando...

... mas a segunda temporada de “Game of Thrones” chegou ao fim com Valar Morghulis, um episódio que mesmo tendo fechado várias das tramas desenvolvidas ao longo da temporada e apresentado algumas para a próxima, foi um tanto quanto decepcionante pra mim. Não que eu não tenha gostado do resultado, pelo contrário, mas a impressão foi a de que os roteiristas quiseram enfiar todas as cenas de impacto do livro “A Fúria dos Reis” neste último capítulo. E olhando para a temporada como um todo, esta decisão não foi das melhores, pois poderia ter evitado episódios onde praticamente nada acontece, como o 2x08, The Prince of Winterfell.

Além disso, a decisão de colocar muitas tramas num episódio só acabou tirando o impacto emocional de várias delas, principalmente a de Daenerys na Casa dos Imortais. Adorei a cena em que ela vê as ruínas da sala do Trono de Ferro, bem como o “reencontro” com Drogo, que foi uma grande surpresa e conseguiu me arrancar algumas lágrimas. Também gostei da razão pela qual os feiticeiros capturaram os dragões, e a surpresa com Xaro e Doreah no final, mas o que me incomodou foi a forma com que tudo foi feito, rápido demais e com saídas fáceis. E, como leitor, senti muita falta da cena em que é citada a “canção de gelo e fogo” que dá nome à saga.

Outras decepções foram a cena da traição de Theon, que no livro é bem mais impactante e emotiva, e Jon enfrentando Qhorin. Eu juro que tento evitar comparar a série aos livros o tempo todo, mas às vezes não tem jeito: no livro, Qhorin se sacrifica para que os selvagens tenham a confiança de Jon, enquanto que a série deixou a entender que Jon é um grande filho da puta (literal e figurativamente) e matou o companheiro sem motivo algum.

Mas nem tudo foi perdido neste final de temporada, e as cenas entre Tyrion e Shae, Jaime e Brienne, Stannis e Melisandre, e Arya e Jaqen (a transformação me deixou arrepiado!) fizeram minha alegria, uma vez que sou um grande fã desses “casais”. E o que dizer da ÉPICA cena final, com um exército de Caminhantes Brancos se aproximando dos patrulheiros no Punho dos Primeiros Homens? Melisandre está certíssima, a guerra está apenas começando, e eu mal posso esperar pela próxima temporada!

3 comentários:

Ives Leocelso disse...

Li todos os livros e acho estranho certas comparações que fazem. A série é mais emocionante e impactante do que os livros jamais conseguiram ser. Uma ou coisa ou outra não são bem exploradas na TV, mas geralmente ocorre o contrário: em uma cena ou duas aprofundam mais um personagem do que os livros em centenas de páginas. Detestei A Fúria dos Reis, o final foi completamente decepcionante, a conclusão da Batalha da Água Negra não foi mostrada de forma direta e as histórias da Danny e do Jon foram um completo tédio. Na série tudo foi melhorado e a 2ª temporada acabou se tornando muito superior à primeira, contra até mesmo minhas melhores expectativas. Porém, divergências à parte, todos podemos concordar que tanto a série quanto os livros são obras extraordinárias e que um ano é tempo demais para se esperar pela 3ª temporada!

sarahcastanha disse...

Eu não achei superior; em alguns momentos foi melhor, em outros não. Na cena da Daenerys entrar na Casa dos Imortais, achei o motivo da série infinitamente mais convincente do que no livro; e senti muita falta da cena em que ela vê sua família sendo morta - estava louca de curiosidade pra ver se a cena é como imaginei xD Mas concordo com o argumento central: quiseram colocar coisas demais nesse último - depois do ep. 09, que foi simplesmente ÉPICO, esperava mais emoção... Porém, tem que levar em conta o livro, que não foi dos melhores da série, né? Agora, só aguardando ansiosamente a terceira *-*

RicFerreira disse...

Quando será a terceira temporada? Já tem data marcada?